Biografia resumida
João Acir Verle, filho de Edmundo Werle e Aracy Falcão Werle, nasceu em 29.11.1939 na cidade de Caçador (SC), onde concluiu o ensino médio. Em janeiro de 1960 transferiu-se para Porto Alegre (RS), onde pretendia cursar Jornalismo. Como a Universidade Federal não oferecia essa carreira no período da noite, e ele necessitava trabalhar durante o dia para manter-se, optou pelo vestibular de Ciências Econômicas, iniciando o curso em 1962.Em 1964, obteve o primeiro lugar em seleção pública e ingressou no Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul. Concluiu o curso superior em 1965, tendo sido o orador da turma. De 1967 a 1969, licenciado do TCE, frequentou curso de mestrado em Economia na Universidade de Chile (Escolatina). Lá ajudou a fundar o Centro de Alumnos de Escolatina, e foi o seu primeiro presidente.
De volta ao Brasil, assumiu a docência na Universidade do Vale do Rio dos Sinos-UNISINOS, onde lecionou diversas disciplinas na área da economia, coordenou o Departamento de Economia e dirigiu a Faculdade de Economia (Centro de Ciências Econômicas) da Universidade. Na UNISINOS participou da fundação da Associação dos Docentes (ADUNISINOS), tendo sido seu primeiro tesoureiro e posteriormente presidente.
Concomitantemente militou nas entidades da categoria dos economistas, tendo sido vice-presidente da Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul e presidente do Sindicato e do Conselho Regional de Economia da 4a. Região (Rio Grande do Sul). Ajudou a construir o Partido dos Trabalhadores, integrando sua direção em várias oportunidades, tanto em âmbito local (Porto Alegre) como regional (Rio Grande do Sul). Em 1986 foi candidato a Vice-Governador do Estado pelo PT e na eleição de 1988 ficou como primeiro suplente da bancada do partido na Câmara Municipal de Porto Alegre, assumindo a titularidade em 1991. Em 1989 foi indicado pelo prefeito Olívio Dutra para ocupar a Secretaria da Fazenda do município, cargo que deixou em abril de 1992 para candidatar-se a mais um mandato na Câmara. Reelegeu-se vereador da capital e permaneceu na Câmara até o final desse mandato.
Em 1996 reelegeu-se novamente e assumiu no ano seguinte a Direção-Geral do DEMHAB-Departamento Municipal de Habitação, ali permanecendo até o final de 1998. Com a eleição de Olívio Dutra para o Governo do Estado foi indicado para presidir o Banco do Estado do Rio Grande do Sul-BANRISUL, onde permaneceu até maio de 2000, tendo renunciado para disputar a prefeitura de Porto Alegre, como candidato a vice-prefeito. Vice-prefeito eleito, foi designado Secretário do Governo Municipal e, em 4 de abril de 2002, com a renúncia do prefeito Tarso Genro, assumiu como Prefeito Municipal de Porto Alegre, completando os 33 meses restantes do mandato.
Dentre as realizações do mandato do prefeito João Verle destacam-se:
- Início da construção do Complexo Cultural do Porto Seco, onde foram movimentados aproximadamente 300.000 metros cúbicos de terra na preparação do local, além de realizadas drenagem, pavimentação, iluminação, cercamento e construção de sete barracões para a execução das alegorias do carnaval. Vale registrar que o carnaval de 2004 foi realizado no Porto Seco, com muito sucesso.
- Aquisição de área necessária para a implantação do Ceitec (Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada), responsabilidade da Prefeitura no convênio firmado com o Estado e a União.
- Aquisição do Edifício Imperial, prédio de 11 andares na Praça da Alfândega e negociação com a Caixa Econômica Federal para sua recuperação, com a instalação de um Conjunto Cultural da Caixa e a devolução do Cine Teatro Guarani à cidade.
- Assinatura de convênio com o Hospital Moinhos de Vento para a construção do Hospital da Restinga.
- Conclusão de várias etapas da implantação da Terceira Perimetral: viaduto Jayme Caetano Braun, viaduto D. Pedro II, viaduto José Eduardo Utzig.
- Ainda na Terceira Perimetral foi iniciada a construção da passagem de nível Celso Furtado e projetada a continuidade da Avenida até a autoestrada, com o viaduto Leonel Brizola e a duplicação da Avenida Dona Teodora.
- Criação da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Segurança Urbana (dez/2002).
- No mandato do vice-prefeito João Verle foi assegurada a realização em Porto Alegre do Fórum Social Mundial e realizadas as duas primeiras edições (2001 e 2002); no seu período como prefeito, foi realizada a terceira edição (2003) e garantida a realização da quinta (2005).
- Também neste mandato foi desenvolvido projeto para tratar 50% do esgoto cloacal da cidade e despoluir o Rio Guaíba (Projeto Integrado Socioambiental) e realizado o projeto, obtido o financiamento e licitado o Conduto Forçado Álvaro Chaves, maior obra de drenagem pluvial da cidade.